quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Principais Fatores Relacionados à Linguagem que Podem Dificultar a Aprendizagem

Thereza Cristina dos Santos Lopes

Quando falamos de aprendizagem estamos nos referindo a um processo global de crescimento, pois toda aprendizagem desencadeia, em algum sentido, crescimento individual ou grupal. A aprendizagem infantil, no que tange ao processo escolar em geral, está intimamente relacionada ao desenvolvimento da criança, às figuras representativas desta aprendizagem (escola, professores), ambiente de aprendizagem formal, condições orgânicas, condições emocionais e estrutura familiar. Qualquer intercorrência em um ou mais destes fatores, pode influenciar direta ou indiretamente o processo de aquisição da aprendizagem.

LINGUAGEM
Podemos definir linguagem como um instrumento que, através de diversas formas, o ser humano utiliza para se comunicar. A comunicação ocorre através de gestos, expressões faciais, fala e escrita formal obedecendo as regras da comunidade lingüística na qual está inserida. Diversas são as alterações que podem ser diagnosticadas durante o processo de aprendizagem e conseqüentemente, o processo educacional em geral, como desempenho e qualidade globais.
FATORES - Atraso de Linguagem - Atraso Global de Desenvolvimento - Déficits cognitivos / Síndromes Neurológicas - Déficits Perceptivos - Emocionais - Síndrome do Déficit de Atenção com Hiperatividade - DDAH
ATRASO DE LINGUAGEM Traduz-se pela ausência da mesma na idade em que, normalmente, ela se manifesta. Caracteriza-se pela permanência de certos padrões lingüísticos além da fase da idade cronológica. No atraso simples ou moderado observa-se a redução de padrões fonológicos. No atraso grave de linguagem a criança apresenta todos os padrões fonológicos reduzidos e também os padrões morfossintáticos estão muito reduzidos com, praticamente, ausência dos elementos de ligação e estruturas frasais primitivas. Sendo o atraso propriamente dito, apresenta transtornos nas demais áreas de linguagem podendo estar implicados os mecanismos de memória imediata. Dificuldades oro-motoras acompanham o atraso de linguagem necessitando de um maior enriquecimento ou ajustamento das sensações proprioceptivas, facilitando a fixação dos padrões fonológicos corretos.
ATRASO GLOBAL DE DESENVOLVIMENTO Caracterizado pelo atraso psicomotor, da linguagem oral e da comunicação em geral, estando a criança defasada em diversas áreas do desenvolvimento com ou sem problemas motores. Aspectos cognitivos e perceptivos também podem acompanhar o Atraso Global de Desenvolvimento. Os padrões espertados para cada faixa etária depende, além da estimulação ambiental com qualidade, da maturação neurológica. No quadro de atraso da linguagem devemos ressaltar a disfasia onde existem, quase sempre, problemas de compreensão e sua evolução terapêutica é muito lenta.
DÉFICITS COGNITIVOS Podem ser causados por lesões neurológicas ou por alterações perceptivas graves e não valorizadas precocemente que levem ao desenvolvimento aquém das possibilidades da criança. No caso das síndromes neurológicas podemos citar, por exemplo, aberrações cromossômicas: Síndrome do 21, Síndrome de Turner, Síndrome Kleinefelter. Erros inatos ao metabolismo e transtornos endócrinos, também são responsáveis por desenvolvimento de déficits cognitivos. Também consideramos, como causa dos mesmos, transtornos endócrinos, patologias pré-natais (rubéola, sífilis, uso de medicamentos); peri-natais (prematuridade e imaturidade, sofrimento neo-natal); pós-natais (encefalites, meningites, etc.)
DÉFICITS PERCEPTIVOS As capacidades de percepção visual e auditiva, permitem captação dos estímulos ambientais e sua decodificação. A linguagem vai se estruturando à medida em que esses fatores (visão e audição) se desenvolvem, juntamente com a maturação neurológica e as habilidades psicomotoras. Necessárias para um adequado desempenho da escrita e da leitura a visão e suas áreas perceptivas (coordenação viso-motora, posição no espaço, relação espacial, constância de percepção e figura-fundo), bem como a audição e suas habilidades (atenção, localização e discriminação) formam e estruturam a base desta formalização da escrita e da leitura e interpretação da mesma.
FATORES EMOCIONAIS Permeando toda e qualquer relação que o indivíduo faça ou venha a fazer consigo mesmo ou com o mundo exterior, o fator emocional e sua estrutura não devem ser desprezados. Levando-se em conta a estrutura familiar, social e as relações estabelecidas entre si e o meio e a forma com que estas relações são feitas, influenciam, sem dúvida, o desenvolvimento do processo de aprendizagem. A maneira de encarar novas informações, a relação com este "novo" e a disponibilidade da criança para permitir-se a aprender, estão intrinsecamente ligadas com suas condições psicológicas.
SÍNDROME DDAH A Síndrome do Déficit de Atenção com Hiperatividade – DDAH, faz com que a criança apresente características como: - Dificuldade de concentração - Impulsividade - Dificuldade de manutenção de atenção mesmo durante as brincadeiras - Parece não escutar quando é chamado - Não termina as atividades - Perde com facilidade os objetos - Facilidade para distrair-se com estímulos externos - Movimento freqüente de mãos ou pés - Dificuldade de permanecer sentado - Dificuldade em se engajar em jogos ou atividades de leitura onde necessita permanecer sentado Para se obter um diagnóstico seguro desta Síndrome é necessário que a criança seja avaliada por uma equipe multidisciplinar que inclui neuropsicologia, fonoaudiologia, psicologia, neurologia e que estejam presentes ao menos em seis das características acima citadas. Certamente esta Síndrome influenciará na qualidade do desenvolvimento da aprendizagem escolar e muitas vezes defasagem em alguma área relacionada com a linguagem.
THEREZA CRISTINA DOS SANTOS LOPES FONOAUDIOLOGIA-ORTÓPTICA CRFª 7605 ABO 86. ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA TELS: (0 xx 21) 205-2205 / 240-2929 E-Mail: thelopes@domain.com.br
Para referência desta página: LOPES, Thereza Cristina dos Santos. Principais fatores relacionados à linguagem que podem dificultar a aprendizagem. Pedagogia em Foco. Rio de Janeiro, 2001. Disponível em: . Acesso em: dia mes ano.

Principais Fatores Relacionados à Linguagem que Podem Dificultar a Aprendizagem

Thereza Cristina dos Santos Lopes


Quando falamos de aprendizagem estamos nos referindo a um processo global de crescimento, pois toda aprendizagem desencadeia, em algum sentido, crescimento individual ou grupal. A aprendizagem infantil, no que tange ao processo escolar em geral, está intimamente relacionada ao desenvolvimento da criança, às figuras representativas desta aprendizagem (escola, professores), ambiente de aprendizagem formal, condições orgânicas, condições emocionais e estrutura familiar. Qualquer intercorrência em um ou mais destes fatores, pode influenciar direta ou indiretamente o processo de aquisição da aprendizagem.


LINGUAGEM


Podemos definir linguagem como um instrumento que, através de diversas formas, o ser humano utiliza para se comunicar. A comunicação ocorre através de gestos, expressões faciais, fala e escrita formal obedecendo as regras da comunidade lingüística na qual está inserida. Diversas são as alterações que podem ser diagnosticadas durante o processo de aprendizagem e conseqüentemente, o processo educacional em geral, como desempenho e qualidade globais.
FATORES - Atraso de Linguagem - Atraso Global de Desenvolvimento - Déficits cognitivos / Síndromes Neurológicas - Déficits Perceptivos - Emocionais - Síndrome do Déficit de Atenção com Hiperatividade - DDAH
ATRASO DE LINGUAGEM Traduz-se pela ausência da mesma na idade em que, normalmente, ela se manifesta. Caracteriza-se pela permanência de certos padrões lingüísticos além da fase da idade cronológica. No atraso simples ou moderado observa-se a redução de padrões fonológicos. No atraso grave de linguagem a criança apresenta todos os padrões fonológicos reduzidos e também os padrões morfossintáticos estão muito reduzidos com, praticamente, ausência dos elementos de ligação e estruturas frasais primitivas. Sendo o atraso propriamente dito, apresenta transtornos nas demais áreas de linguagem podendo estar implicados os mecanismos de memória imediata. Dificuldades oro-motoras acompanham o atraso de linguagem necessitando de um maior enriquecimento ou ajustamento das sensações proprioceptivas, facilitando a fixação dos padrões fonológicos corretos.
ATRASO GLOBAL DE DESENVOLVIMENTO Caracterizado pelo atraso psicomotor, da linguagem oral e da comunicação em geral, estando a criança defasada em diversas áreas do desenvolvimento com ou sem problemas motores. Aspectos cognitivos e perceptivos também podem acompanhar o Atraso Global de Desenvolvimento. Os padrões espertados para cada faixa etária depende, além da estimulação ambiental com qualidade, da maturação neurológica. No quadro de atraso da linguagem devemos ressaltar a disfasia onde existem, quase sempre, problemas de compreensão e sua evolução terapêutica é muito lenta.
DÉFICITS COGNITIVOS Podem ser causados por lesões neurológicas ou por alterações perceptivas graves e não valorizadas precocemente que levem ao desenvolvimento aquém das possibilidades da criança. No caso das síndromes neurológicas podemos citar, por exemplo, aberrações cromossômicas: Síndrome do 21, Síndrome de Turner, Síndrome Kleinefelter. Erros inatos ao metabolismo e transtornos endócrinos, também são responsáveis por desenvolvimento de déficits cognitivos. Também consideramos, como causa dos mesmos, transtornos endócrinos, patologias pré-natais (rubéola, sífilis, uso de medicamentos); peri-natais (prematuridade e imaturidade, sofrimento neo-natal); pós-natais (encefalites, meningites, etc.)
DÉFICITS PERCEPTIVOS As capacidades de percepção visual e auditiva, permitem captação dos estímulos ambientais e sua decodificação. A linguagem vai se estruturando à medida em que esses fatores (visão e audição) se desenvolvem, juntamente com a maturação neurológica e as habilidades psicomotoras. Necessárias para um adequado desempenho da escrita e da leitura a visão e suas áreas perceptivas (coordenação viso-motora, posição no espaço, relação espacial, constância de percepção e figura-fundo), bem como a audição e suas habilidades (atenção, localização e discriminação) formam e estruturam a base desta formalização da escrita e da leitura e interpretação da mesma.
FATORES EMOCIONAIS Permeando toda e qualquer relação que o indivíduo faça ou venha a fazer consigo mesmo ou com o mundo exterior, o fator emocional e sua estrutura não devem ser desprezados. Levando-se em conta a estrutura familiar, social e as relações estabelecidas entre si e o meio e a forma com que estas relações são feitas, influenciam, sem dúvida, o desenvolvimento do processo de aprendizagem. A maneira de encarar novas informações, a relação com este "novo" e a disponibilidade da criança para permitir-se a aprender, estão intrinsecamente ligadas com suas condições psicológicas.
SÍNDROME DDAH A Síndrome do Déficit de Atenção com Hiperatividade – DDAH, faz com que a criança apresente características como: - Dificuldade de concentração - Impulsividade - Dificuldade de manutenção de atenção mesmo durante as brincadeiras - Parece não escutar quando é chamado - Não termina as atividades - Perde com facilidade os objetos - Facilidade para distrair-se com estímulos externos - Movimento freqüente de mãos ou pés - Dificuldade de permanecer sentado - Dificuldade em se engajar em jogos ou atividades de leitura onde necessita permanecer sentado Para se obter um diagnóstico seguro desta Síndrome é necessário que a criança seja avaliada por uma equipe multidisciplinar que inclui neuropsicologia, fonoaudiologia, psicologia, neurologia e que estejam presentes ao menos em seis das características acima citadas. Certamente esta Síndrome influenciará na qualidade do desenvolvimento da aprendizagem escolar e muitas vezes defasagem em alguma área relacionada com a linguagem.
THEREZA CRISTINA DOS SANTOS LOPES FONOAUDIOLOGIA-ORTÓPTICA CRFª 7605 ABO 86. ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA TELS: (0 xx 21) 205-2205 / 240-2929 E-Mail: thelopes@domain.com.br
Para referência desta página: LOPES, Thereza Cristina dos Santos. Principais fatores relacionados à linguagem que podem dificultar a aprendizagem. Pedagogia em Foco. Rio de Janeiro, 2001. Disponível em: . Acesso em: dia mes ano.

Utilizo esse modelo de anamnese

ROTEIRO DE ANAMNESE
Data
Grau de parentesco do informante



1-Identificação
Nome: Apelido:
Idade: Sexo: Local de nascimento:
Residência:
Cep: Telefone: Cidade:
Escola:
Escolaridade: Período Escolar:
Endereço da escola:
Telefone da escola: Nome do professor:
Observações:






2. Dados familiares:
Nome do Pai:
Grau de instrução: Profissão:
Idade: Naturalidade:
Nome do Mãe:
Grau de instrução: Profissão:
Idade: Naturalidade:
Religião dos Pais:
Outros filhos
Nome
Idade
Escolaridade
1-


2-


3-


4-


5-


6-


7-



3. Queixa ou motivo da consulta











Desde quando há o problema? _______________________________________________________
Já procurou outros especialistas? Quais? _______________________________________________
Está fazendo algum tipo de tratamento médico, Psicológico, psiquiátrico ou neurológico?________
Por quê?________________________________________________________________________
4. Antecedentes pessoais
4.1. Gestação
Fez alguma transfusão durante a gravidez?
Quando sentiu a criança se mexer?
Levou algum tombo?
Doenças durante a gestação:
Condições de saúde da mãe durante a gravidez:
Condições emocionais:
Condições de saúde da mãe durante a gravidez:
Houve algum episódio marcante durante a gravidez?

4.2. Condições de nascimento
Nasceu de quantos meses?
Com quantos quilos? Comprimento:
Desenvolvimento do parto:
Prematuro? A termo?
Observações:


4.3. Primeiras reações
Chorou logo?
Ficou vermelho demais? Por quanto tempo?
Ficou preto?
Precisou de oxigênio?
Ficou ictérico (amarelado, esverdeado)?

5. Desenvolvimento
5.1. Saúde
A criança sofreu algum acidente ou se submeteu a alguma cirurgia?
Possui reações alérgicas?
Tem bronquite ou asma?
Apresenta problemas de visão?
E de audição?
Dor de cabeça?
Já desmaiou alguma vez? Quando?
Como foi?
Teve ou tem convulsões?
Há alguém da família que apresenta problemas de desmaios, convulsões, ataques?

Observações:


5.2. Alimentação
A criança foi amamentada? Até quando?
Como é sua alimentação?
É forçada a se alimentar?
Come sem derrubar a comida?
Recebe ajuda na alimentação?
Observações:



5.3. Sono
A criança dorme bem?
Como é seu sono (agitado, tranqüilo)?
Fala dormindo? É sonâmbulo? Range os dentes?
Dorme em quarto separado dos pais?
Com quem dorme?
A criança acorda e vai para a cama dos pais?
Observações:


5.4. Desenvolvimento psicomotor
Corno era quando bebê?
Em que idade:
Firmou a cabeça? Sentou sem apoio? Engatinhou? Ficou de pé? Andou?
Teve controle dos esfíncteres:
anal diurno: anal noturno: vesical diurno: vesical noturno:
Corno foi ensinado esse controle?
É lento para realizar alguma tarefa?
Veste-se sozinho? Torna banho sozinho?
Calça-se sozinho? Sabe dar nós nos sapatos?
É desastrado?
Anda de bicicleta? Desde quando?
Pratica esportes? Quais?
É destro ou canhoto?
Foi exigido que usasse urna das mãos para escrever ou comer?
Em casa quem escreve com a mão direita? E com a esquerda?
Rói unhas? Chupa dedos?
Tem outra mania ou tic? Qual?
Precisa de ajuda para fazer alguma coisa?
Observações:


6. Escolaridade
A criança gosta de ir à escola?
É bem aceita pelos amigos ou é isolada?
Já repetiu a série alguma vez? Por quê?
Gosta de estudar? Tem o hábito de leitura?
Faz as lições que os professores passam?
Os pais estudam com a criança?
Mudou muitas vezes de escola? Porquê?
Vai bem em matemática?
Tem dificuldade em leitura e escrita?
É irrequieta na escola? Em que circunstâncias?
Quais as principais dificuldades encontradas na escola?
O que os professores acham dela?
Observações:


Observações:






7. Linguagem
Quando usou as primeiras palavras com significado?
Gagueja? Troca letras quando fala?
Relata fatos vivenciados?
Em alguma época notou alguma alteração na comunicação? Qual?
Descreva a comunicação atual:
Observações:


8. Sexualidade
Foi feita alguma educação sexual? Quem fez?
Como foi?
Tem curiosidade sexual?
Os pais conversam sobre sexualidade com a criança?
Observações:


9. Aspectos ambientais
Prefere brincar sozinha ou com amigos?
Prefere brincar com crianças maiores ou menores que ela?
Faz amigos com facilidade? Adapta-se facilmente ao meio?
Como é o relacionamento da criança com os pais?
E com os irmãos?
Quais as medidas disciplinares normalmente usadas com a criança?
Quem as usa?
Quais as reações da criança frente a essas medidas?
Observações:


10. Características pessoais e afetivo-emocionais
Como é a criança sob o ponto de vista emocional?
Dentre as características abaixo em quais ela se enquadra mais?
Agressiva ( ) Passiva ( ) Dependente ( ) Irriequieta ( ) Medrosa ( )
Retraída ( ) Excitada ( ) Desligada ( ) Outros:

Como reage quando contrariada?
Atividades preferidas:
Observações:





11. Atividades diárias da criança
Descreva o dia-a-dia da criança desde quando acorda até a hora de dormir:





Assinatura do informante:___________________________________________________________

Òtimas Frases

"Quero fazer contigo o que a primavera faz com as cerejas" - Pablo Neruda

"Deixa que esse verão eu faço só. Deixa que nesse verão eu faço sol." - Fernando Anitelli

"Lamentar uma dor passada, no presente é criar outra dor e sofrer novamente." - William Shakespeare

"O luar é a luz do sol que está dormindo" - Mário Quintana

"A alegria é talvez a única dádiva que você é capaz de ofertar sem possuir." - Autor Desconhecido

"Quando o mal é combatido com o mal, o único vencedor será o mal." - Autor Desconhecido

"Amar não é coisa para amadores." - Milôr Fernandes

"O amor só é lindo quando encontramos alguém que nos transforme no melhor que podemos ser." - Mário Quintana

"Um bom escritor não precisa de biografias. Toda a sua história está em suas obras." - Lawrence Durrell

“Um amigo insincero e mau é mais temível que um animal selvagem; a fera pode ferir-lhe o corpo, mas o mau amigo pode lhe ferir a mente.” - Sakyamuni

"É apenas com o coração que se pode ver direito; o essencial é invisível aos olhos." Antoine de Saint-Exupéry

"Temos a arte para não morrer da verdade" - Friedrich Nietzche

" O tempo não cura nada, o tempo apenas desloca o incurável do centro das atenções." - Martha Medeiros

"Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco." - Charles Chaplin

“Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinho, Há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas!” - Machado de Assis

"Ninguém perde ninguém, porque ninguém possui ninguém. Esse é o grande segredo de liberdade ter a coisa mais importante do mundo sem possuí-la." - Paulo Coelho

"Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã." - Dalai Lama

"Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe." - Oscar Wilde

"Se minha Teoria da Relatividade estiver correta, a Alemanha dirá que sou alemão e a França me declarará um cidadão do mundo. Mas, se não estiver, a França dirá que sou alemão e os alemães dirão que sou judeu." - Albert Einstein"

"A palavra é meu domínio sobre o mundo" - Clarice Lispector

"Eu canto porque o instante existe e a minha vida está completa. Não sou alegre nem sou triste: sou poeta" - Cecília Meireles

"Quem de dentro de si não sai, vai morrer sem amar ninguém" - Vinícius de Moraes

'Temos a arte pra que a verdade não nos destrua.' - Nietzsche

"Também temos saudade do que não existiu, e dói bastante." - Carlos Drummond de Andrade