quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Atividades para o 4º ano


Diferentes maneiras de resolver problemas de divisão


Matemática

Conteúdo

Operações com Números Naturais


Objetivos

- Resolver problemas de divisão com diferentes procedimentos numéricos


Conteúdos específicos

- Resolução de problemas correspondentes a diferentes significados da divisão;

- Discussão dos diferentes procedimentos utilizados para resolver o problema (adição ou subtração, multiplicações);

- Organização retangular;

Desenvolvimento das atividades


Primeira etapa: Resolução do problema


Proponha o seguinte problema para ser resolvido em duplas:


"Uma padaria fabrica 180 tortas por dia e as entrega a cada uma de suas 15 filiais de modo que todas recebam a mesma quantidade de tortas. Quantas tortas cada filial recebe?"

Para resolver esse problema as crianças podem:


- Fazer desenhos (ou representações gráficas), representando as 180 tortas e as 15 filiais que vão recebê-las, unindo-as com setas. Ou então, desenham as 15 filiais e colocam "marcas" para representar as tortas. Em qualquer um dos casos, as crianças podem distribuir uma torta por vez ou mais de uma. A grande quantidade de tortas dificulta esse tipo de procedimento, tornando-o cansativo e pouco seguro. Esse é um ponto que pode ser colocado em discussão, caso muitas crianças ainda utilizem esse tipo de procedimento.



- Utilizar a adição, estimando uma quantidade para cada uma das filiais. Experimentam uma quantidade (quociente) hipotética, repetindo-a 15 vezes e vão ajustando esta quantidade conforme o resultado obtido. Embora não seja um procedimento comum é possível também somar o 15 até chegar ao 180 e depois contar quantos "quinzes" somou.



- Fazer aproximações multiplicativas, buscando um número que multiplicado por 15 dê 180, compondo progressivamente o quociente. Por exemplo, se forem 10 tortas para cada filial são 150, faltam 30, então são mais duas tortas para cada filial.



Segunda etapa: Discussão dos procedimentos utilizados



É provável que as crianças do 4º ano utilizem procedimentos aditivos e multiplicativos para resolver este tipo de problema. Se for este o caso, compare os dois tipos de procedimento, elegendo o mais seguro e econômico. Por outro lado, se muitas crianças utilizarem as representações gráficas, proponha que pensem uma forma de realizar esse cálculo utilizando números.

Assista a aplicação desta aula no vídeo "Diferentes jeitos de dividir".



Terceira etapa: Divisão sem desenhos

Proponha um novo problema para ser resolvido em duplas:



"Num cinema há 250 poltronas. Se há 10 fileiras, quantas poltronas há por fileira?"



Sugira que todos utilizem cálculos numéricos para resolver esse problema, já que envolve números altos e os desenhos seriam inviáveis. Pergunte se contar de 10 em 10 ajuda.



Quarta etapa: Socialização das estratégias utilizadas

Peça para que alguns alunos apresentem e expliquem os procedimentos utilizados. Analise as características, as regularidades e as relações com o sistema de numeração das multiplicações por 10.

Assista a aplicação desta aula no vídeo "Avançando na divisão sem desenhar".



Avaliação

Faça a tabulação das estratégias usadas na resolução dos problemas, observando os avanços dos estudantes. Verifique quais passaram a utilizar outros procedimentos diferentes da representação gráfica. Esses resultados serão importantes no planejamento das próximas aulas e na definição das intervenções posteriores.

Sequência baseada na proposta de María Emília Quaranta e Susana Wolman no livro Ensinar Matemática na educação infantil e nas séries iniciais, capítulo 6 – Discussões nas aulas de matemática: o que, para que e como se discute, editora Artmed, 2006




Adivinhar o número com cálculos mentais



Operações com Números Naturais


Objetivos


- Compartilhar formas de resolução.

- Colocar em jogo estratégias de cálculo.

- Observar as estratégias usadas por colegas.

- Construir um repertório de estratégias de cálculo.

Conteúdos

- Construção de diferentes estratégias de cálculo.

- Extensão do resultado conhecido a números maiores.


Anos

4º e 5º.

Tempo estimado

Um bimestre.

Material necessário:

Lápis, caderno ou folhas para fazer as anotações.

Desenvolvimento

1ª etapa

Proponha os seguintes problemas:

1. Penso em um número, agrego 30 e obtenho 70. Qual é esse número?


Os alunos devem buscar individualmente a resposta para cada problema antes de socializá-la com os colegas. Fazer registros no caderno ajuda a construir o raciocínio.

Por isso, vale errar, apagar, rabiscar.

O importante é descobrir caminhos diferentes. Certifique-se de que a turma conhece o significado do verbo agregar, usado nos enunciados.


2. Penso em um número, tiro 200 e obtenho 700. Em que número pensei?


3. Agrego um número a 300 e obtenho 1.000. Que número agreguei?


2ª etapa

Depois que cada um trilhou seu caminho, incentive cada criança a explicar como pensou. Se ela não conseguir, ajude-a, registrando no quadro as etapas do raciocínio e fazendo com que todos ampliem o repertório de possibilidades. Utilize números menores se preciso


4. Tiro um número do número 6000 e obtenho 2000. Que número tirei?

5. Penso em um número, agrego 100 e obtenho 400. Em que número pensei?

6. Penso em um número, junto 3000 e obtenho 8000. Em que número pensei?

7. Penso em um número, tiro 900 e obtenho 100. Em que número pensei?

3ª etapa

Depois que as contas com números redondos forem feitas com segurança, comece a usar

os "quebrados" e vá aumentando o grau de dificuldade.


Alguns enunciados possíveis:

a. Penso em um número, junto 250 e obtenho 600. Em que número pensei?

b. Penso em um número, tiro 150 e obtenho 450. Em que número pensei?

c. Agrego 250 a 450. Que número obtenho?

d. Tiro 450 de 900. Que número obtenho?

e. Agrego 140 a 470. Que número obtenho?

f. Tiro 150 de 530. Que número obtenho?


Avaliação

Depois de realizar as atividades de adivinhações, discuta com os alunos sobre as estratégias que utilizaram e coloque os procedimentos discutidos num cartaz, peça que as crianças resolvam cálculos como estes, pois é uma maneira de elas colocarem à prova

os modos de resolução que foram discutidos até então.

a. 530 + .... = 600

b. 720 + .... = 1.000

c. 45 + .... = 1.000

d. 890 + .... = 1.000

e. 600 + 800 = ....

f. 1.500 + 700 = ....

g. 900 - 700 = ....

h. 800 - 250 = ....

i. 1.000 - 400 = ....

j. 3.400 - 600 = ...


Fonte Apuntes para la Enseñanza – Cálculo Mental con Números Naturales, María Emilia Quaranta e Héctor Ponce (Governo da Cidade de Buenos Aires)


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