segunda-feira, 7 de março de 2011

Histórico de Narandiba SP

Dotado do espírito do bandeirantismo, aos 18 dias do mês de Setembro de 1933, aportam a região os seus primeiros moradores, a família do senhor Jose Ruiz Perez, que fica sendo o fundador do 1º povoado que recebeu o nome de Celeste com homenagem a senhora Celeste Vendramini doadora da área do município. Algum tempo depois se torna conhecido como Patrimônio São Francisco de Paula, até a criação de Distrito em 1945, pertencendo ao município de Pirapozinho. Dado à fertilidade do solo, viveu o Distrito recém criado uma época de progresso, e através da Lei Estadual nº 8092 de 28 de março de 1964 é criado o município de Narandiba, nome indígena que significa “Terra da Laranja” e aos 21 dias do mês de março de 1965, assume a chefia do Executivo municipal o seu primeiro prefeito o Sr. Arnaldo Ruiz, filho de Jose Ruiz Perez.
O solo de Narandiba é formado por uma camada sedimentar de arenito de Bauru, em sua maior parte aparecem também afloramentos de basalto mais ao sul do município em áreas contínuas ao longo do Rio Paranapanema. Este solo é chamado de Terra Roxa originada da decomposição de rochas eruptivas e básicas. São solos profundos bem mais ricos em húmus.
O município possui uma área de 444,00 Km2, numa forma alongada no sentido norte-sul, tendo como limites os seguintes municípios: ao norte Pirapozinho, a leste Anhumas e Taciba, a oeste Pirapozinho e ao sul o Estado do Paraná.
Situado numa região de planalto, com uma altitude de 465 metros, apresenta um relevo uniforme e monótono.
Os rios que drenam o município são na maioria de pequeno porte. São eles: Córrego da Onça, Córrego Siqueira, Córrego da Anhumas, Rio Laranjeiras, destacando-se o Rio Paranapanema pelo volume de água e extensão, e o transporte por suas históricas Bálcãs ligando ao estado do Paraná, constitui o aspecto mais pitoresco da região. Situada dentro da zona tropical a região tem seu clima controlado predominantemente por massas de ar equatorial e tropical e classificar-se-ia segundo “Strahler”, como clima tropical alternadamente úmido e seco. A temperatura média varia de 24º a 26º graus centígrados nos meses de verão, sendo Janeiro o mês mais quente do anos e no inverno a temperatura gira em torno de 18º graus centígrados. A pluviosidade anual está entre l.l00mm a 1.200mm, sendo que janeiro é o mês mais chuvoso e julho o mês mais seco.
A zona urbana do município está localizada no setor sudoeste do Planalto Ocidental Paulista, e as atividades econômicas de Narandiba são a Pecuária, onde conta com um plantel de bovinos das raças zebuínas, nelore, Santa Gertrudes e búfalos e também suínos das raças Tatuí Junqueira, faixa branca e outros de origem européia, e a Agricultura onde as culturas mais cultivadas são amendoim, mamona, arroz, feijão, trigo, milho, tomate e algodão.

Símbolos de Narandiba:



Bandeira de Narandiba / Brasão

A Bandeira do município apresenta as cores: azul, branca, laranja e verde. A laranja era nativa na região e não era comercializada, por isso é usada como símbolo.

A bandeira de Narandiba é retangular, de branco, com dois ramos de laranjeira ao Natural em diadema e bordadura em azul, carregado de um cordão de São Francisco de branco. A bandeira mede 14,00m(quatorze módulos) de altura por 20,00m (vinte módulos) de coe meio) de largura por 7,5m (sete módulos e meio) de altura, a bordadura tem 3,00m (módulos de largura), o cordão de São Francisco tem 0,5m(meio módulo) de largura e seus nós 1,5m (um módulo e meio) de largura, o diadema de ramos de laranjeiras tem 11,5m (onze módulos).
Brasão é representado por uma torre de cinco pontas, a esquerda um pé de milho, ao centro pé de laranja, à direita pé de algodão e abaixo escrito Narandiba, representando a agricultura.
O Brasão de Armas do Município foi idealizado pelo Dr. Lauro Ribeiro Escobar, do Conselho Estadual de Honraria e Mérito, assim descrevem: Escudo Ibérico, de prata, com dois ramos de laranjeira, folhados e frutados, ao natural, passados em harpa na ponta e bordadura de blau carregada de um cordão de São Francisco do primeiro. O escudo é encimado de corda, mural de prata de oito torres, suas portas abertas de sable e tem como suportes, à destra, um ramo de algodoeiras e a sinistra, uma haste de milho, ambas folhadas e produzindo ao natural, leste de prata com o topônimo "NARANDIBA", em letras de blaus.

O Brasão de Armas tem a seguinte interpretação: O escudo Ibérico era usado em Portugal à época do descobrimento do Brasil e sua adoção evoca os primeiros colonizadores e desbravadores da nossa pátria. O metal, prata é indicado de fertilidade, pureza, temperança, verdade, franqueza, formosura, integridade, e amizade, a indicar os tributos do município e o clima de harmonia de que desfrutam no convívio diário.

Os ramos de laranjeira, emblema heráldico da generosidade, constituem peça parlante, uma vez que Narandiba significa "Terra da Laranja".

A bordadura é sinal de proteção e a cor blau (azul), de justiça, formosura, doçura, nobrezas, vigilância, serenidade, constância, firmeza, incorruptível, dignidade, zelo e lealdade, virtudes de administradores e munícipes, essências no relacionamento para um trabalho profícuo em prol da grandeza do município.

O cordão de São Francisco lembra o primitivo topônimo do povoado, Patrimônio São Francisco de Paula.

A coroa mural é o símbolo de emancipação política e de prata, com oito torres, das quais, apenas cinco estão aparentes constitui a reserva da cidade. As portas de sablis (preto), proclamam o caráter hospitaleiro do povo de Narandiba.

O ramo de algodoeiro, e a haste de milho atestam a fertilidade das terras generosas de Narandiba, e estão a demonstrar que nas atividades agrícolas repousa, basicamente, a economia do município. No listel, o topônimo "NARANDIBA" identifica o Município.

A denominação Narandiba provém do idioma tupi-guarani, “lugar onde existem muitas laranjas”, o “laranjal”: narã, “laranja” e tyba, “lugar onde têm muitas...”.

Antes de chamar-se Narandiba, o povoado era denominado Corruta - que vem de corrutela, um nome carinhoso dado pelos moradores da época. O segundo nome dado a cidade era Quarenta, por estar situado a quarenta quilômetros de Presidente Prudente.

Narandiba foi nome dado por Celeste Vendramini, doador da área onde hoje está situada a praça principal

PREFEITOS e VICE PREFEITOS

1 Arnaldo Ruiz Vice – Jose Ferreira dos Santos 21/03/65 á 31/01/69

2 João Botelho Sena Vice – Nataniel Camilo Nogueira 31/0l/69 á 31/01/73

3 Santilho Florencio da Silva Vice – Perci Maciel de Lima 01/02/73 á 31/01/77

4 Orácio Moreira da Silva Vice – Severino Rangel 01/02/77 á 31/01/83

5 Santilho Florencio da Silva Vice – Jose Lacerda Santos 01/02/83 á 31/12/88

6 Orácio Moreira da Silva Vice – Reinaldo Moreira da Silva 01/01/89 á 31/12/92

7 Jose Cordeiro de Souza Vice – Fidelcino Magro 01/01/93 á 31/12/96

8 Fidelcino Magro Vice – Marcus Vinicius Cardoso Lima 01/01/1997 á 31/12/2000

9 Fidelcino Magro Vice – Cláudio Ferreira d os Santos 01/01/2001 á 31/12/2004

10 Gabriel Vassílios Píperas Vice – Oracio Moreira da Silva 01/01/2005 á 31/12/2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Achou o blog interessante e útil, comente-o.

Obrigada pelo comentário.