segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Preparando atividades para começar e Plano Anual.


PROPOSTA DE RODA DE JORNAL – PIC 5º Ano 

Roda de Jornal

Os jornais são organizados de forma bastante semelhante entre os diferentes editores, com a intenção de facilitar a leitura. Todos têm cadernos que tratam sobre vários assuntos, como: cotidiano da cidade, cultura, esportes, economia.
Nesta roda vocês selecionarão a notícia de maior destaque em cada caderno para colocar no mural da classe.
Leiam a notícia e depois contem aos seus colegas uma breve síntese, assim todos saberão sobre os fatos principais do dia em relação a vários assuntos.

Professor: Esta atividade é importante para os alunos perceberem a organização dos jornais e a relevância que dão aos acontecimentos. Também serve para discutir com eles sobre acontecimentos em vários âmbitos, pois geralmente se interessam apenas por esportes e cotidiano. Se você tiver o jornal do dia anterior, é interessante comparar as notícias de maior destaque nos dois dias em relação aos mesmos fatos.

Roda de Jornal
Os jornais de domingo geralmente são mais grossos, pois trazem uma quantidade maior de informações. Neles podemos encontrar cadernos especiais, que são publicados somente nestes dias. Você sabe dar alguns exemplos destes cadernos especiais?
Hoje seu professor trará para a classe alguns destes cadernos para você ler e selecionar uma reportagem bem interessante para compartilhar com o grupo.

Professor: Organize os alunos em grupos e dê um caderno diferente do jornal a cada um. Geralmente os jornais têm cadernos especiais em alguns dias da semana, como: No Estado de São Paulo (TV e Lazer, Feminino, Casa, Classificados, Link, Nosso bairro, Turismo) e na Folha de São Paulo (Folha Equilíbrio, Revista da Folha, Ilustrada etc.). Chame a atenção dos alunos para esta periodicidade. Deixe que eles explorem bem o caderno e selecionem a notícia que acharem mais interessante. Oriente para que leiam primeiro os títulos das notícias e as legendas das imagens, para facilitar a escolha. Depois que todos os grupos tiverem escolhido e lido sua notícia, coloque todas sentados em roda para socializar o que leram.

Roda de Jornal
Você sabe onde encontrar a previsão do tempo em um jornal? Há dois lugares em que você pode encontrar informações deste tipo. Anote-os aqui:

________________________________________________________________________________

Pegue o jornal que você tem disponível em sua sala e descubra qual é a previsão para hoje - temperatura mínima e máxima, se fará sol ou chuva – e também para os próximos dias.

Previsão do Tempo para hoje:

Previsão do tempo para os próximos dias:

Professor: Esta proposta faz com que os alunos vivenciem um uso do jornal que é muito frequente entre os leitores deste portador de textos, ou seja, buscar informações de forma precisa e pontual. Chame a atenção para o fato de que encontramos a previsão do tempo na 1ª página e no caderno que aborda o cotidiano da cidade (Metrópole, Cotidiano, São Paulo), com mais detalhes, inclusive com a previsão para os próximos dias na cidade, e de outras cidades.

Aproveite que você está com o jornal na sala de aula e dê uma olhada nas principais notícias do dia. Boa leitura!

Professor: Nesta roda, explore a variedade de notícias sobre a cidade – obras, inaugurações, segurança pública, crimes, falecimentos, mudanças climáticas, notícias de utilidade pública sobre rodízio, greves, etc.

Roda de Jornal
Hoje vamos ler o caderno do jornal que aborda assuntos de Arte, Cultura e Lazer. Cada jornal chama de um jeito este caderno, mas todos são organizados de forma semelhante e trazem informações diversas.

O seu professor distribuirá diferentes partes deste caderno e sua tarefa, junto com seus colegas, é selecionar uma dica cultural ou uma programação na TV que gostaria de acompanhar para socializar com todos na roda.

Professor: Nesta roda, o objetivo é explorar o caderno que aborda assuntos relacionados à Arte, Cultura e Lazer. Antes de iniciar a roda, organize e a classe em grupos e distribua páginas diferentes deste caderno. Deixe que leiam e observem tudo o que há na página. Depois, peça que selecionem algo para compartilhar com os outros colegas em roda. Incentive para que comentem sobre tudo o que encontraram no jornal: programação de cinemas e tv, críticas de livros, peças de teatro, filmes que foram lançados recentemente, acontecimentos relacionados à moda, cultura, arte e lazer, crônicas, acontecimentos relacionados a pessoas de destaque, tirinhas, passatempos, horóscopo.

Roda de Jornal

Em alguns jornais que circulam na cidade de São Paulo, aos sábados encontramos o suplemento infantil. Além de trazer uma linguagem adequada para os leitores mais novos, traz também assuntos bem interessantes, dicas de passeios, recomendações de sites, histórias em quadrinhos.
Hoje você e seus colegas poderão analisar o suplemento infantil trazido por seu professor. Discutam qual é a reportagem principal e as partes que mais chamarem a atenção da classe.

Professor: Organize os alunos em roda, para que todos possam analisar o jornal. Se você conseguir mais de um exemplar deste suplemento, pode organizá-los em grupos. Seria muito interessante que pudessem observar a Folhinha (jornal - A Folha de são Paulo) e o Estadinho (jornal - O Estado de São Paulo), para compararem a organização e as informações trazidas em cada um deles. Você pode anotar na lousa as observações e comentários dos alunos.

Roda de Jornal

Nos jornais você encontra notícias e reportagens sobre Política, Meio Ambiente, Educação, Acontecimentos Mundiais, Descobertas da Ciência, Informática, Turismo, entre outros assuntos. Procure no jornal uma notícia sobre um desses assuntos e relate para seus colegas algo interessante.

Professor: Nesta roda chame a atenção dos alunos para a forma como os jornais se organizam. Geralmente as notícias sobre Política, Meio Ambiente, Educação, Acontecimentos Mundiais, e Descobertas da Ciência fazem parte do primeiro caderno, que é mais geral, e estes assuntos aparecem como títulos. Já as notícias sobre Informática, Turismo, Empregos, e outros, aparecem em cadernos especiais publicados em alguns dias da semana. Este é um conhecimento importante para os alunos aprenderem a localizar informações em um jornal.
Podem ser notícias sobre qualquer assunto - esportes, saúde, política, fenômenos naturais... O importante é que as notícias tragam informações novas todos os dias. Chame a atenção dos alunos para o fato de que quase todas as notícias de jornal, no dia seguinte já estão desatualizadas, pois abordam fatos do cotidiano que mudam rapidamente. Apenas as reportagens têm uma permanência maior, pois abordam os acontecimentos com mais abrangência, comentando ideias, causas, efeitos, etc.

Roda de Jornal
Você sabia que os jornais geralmente têm uma versão eletrônica? Usando os computadores de sua escola, entre nas páginas on-line de vários jornais de São Paulo e anote no seu caderno o que você observou de diferente em relação às versões impressas destes mesmos jornais.

O Estado de São Paulo - www.estadao.com.br
Folha de São Paulo - http://www.folha.uol.com.br/
Jornal da Tarde - http://www.jt.com.br/
Diário de São Paulo - http://www.diariodespaulo.com.br/

Professor: Leve para a classe um jornal impresso e peça que comparem com a versão eletrônica. Depois deixe que entrem em outros jornais para analisarem as diferenças entre eles. As versões eletrônicas dos jornais são atualizadas durante o dia e por isso não correspondem exatamente à versão eletrônica. Elas são mais atualizadas. Também a apresentação das notícias é um pouco diferente em termos de visual gráfico e organização do texto (hipertexto). Geralmente não têm gráficos e tabelas. São mais enxutas, pois o hipertexto permite fácil referência a outras partes do jornal ou a outras notícias relacionadas ou totalmente independentes.

Se na sua escola não tiver computador, peça que os alunos usem tele centros ou outros computadores que tenha acesso fora da escola, e depois faça esta discussão em sala.

Caso não seja possível contar com computadores, aborde este assunto, relatando aos alunos a experiência de leitura on-line e substitua esta roda por outra em que eles leem notícias no jornal do dia e depois relatam aos colegas.

Planejamento 4ª série
 1. 5º ANO (4ª SÉRIE)
Metas:
1. Construir uma educação de qualidade em todas as dimensões, com 100% de alfabetização, práticas de leitura e escrita.
2. Proporcionar ao aluno uma aprendizagem associada à realidade que o cerca, buscando a leitura e a escrita social.
3. Apresentar os conceitos matemáticos adequados ao nível de compreensão e assimilação dos alunos de forma clara, prática, real e concreta.
4. Desenvolver o espírito crítico e o interesse por assuntos científicos, históricos e geográficos, atuais e passados.

Língua Portuguesa

Objetivos:
1. Integrar uma comunidade de leitores, compartilhando diferentes práticas culturais de leitura e escrita;
2. Adequar seu discurso às diferentes situações de comunicação oral, considerando o contexto e os interlocutores;
3. Ler diferentes textos, adequando a modalidade de leitura a diferentes propósitos e às características dos diversos gêneros;
4. Escrever diferentes textos selecionando os gêneros adequados a diferentes situações comunicativas, intenções e interlocutores.

Expectativas de aprendizagem: Os alunos ao final da 4ª série deverão ser capazes de:
1. Compreender e interpretar textos escritos que circulam na sociedade e perceber as diferentes dimensões da leitura;
2. Demonstrar o domínio da linguagem em situações de intenção social e exercício da cidadania;
3. Aplicar elementos da organização discursiva e da função social dos diversos gêneros textuais;
4. Analisar os procedimentos e os recursos lingüísticos utilizados na prática de escrita e leitura, produção de textos orais e escritos, ampliando sua capacidade discursiva no uso público da linguagem.
5. Planejar e participar de situações de uso da linguagem oral;
6. Apreciar textos literários;
7. Selecionar textos de acordo com os propósitos de sua leitura;
8. Reescrever e/ou produzir textos de autoria, utilizando procedimentos de escritor;
9. Revisar textos, assumindo a ponto de vista do leitor e ortográfico;
10. Ler, interpretar e produzir textos formais e informais, sabendo utilizar ambos adequadamente;
11. Organizar os textos produzidos em parágrafos, pontuando-os adequadamente;
12. Usar a acentuação correta;
13. Pesquisar no dicionário para resolver possíveis dúvidas ortográficas;
14. Relacionar os fatos dos textos com experiências pessoais;
15. Ler com ritmo e entonação correta;
16. Explicitar o assunto do texto;
17. Estabelecer conexões entre o texto e os conhecimentos prévios de sua vivência;
18. Reconhecer, em finalidade e ao interlocutor, o nível de linguagem em uso: formal/informal.
19. Formular perguntas estabelecendo conexão com conhecimentos prévios;
20. Levantar as idéias principais do texto para organiza-las em seqüência lógica;
21. Identificar o conflito gerador do enredo, quando inserido em contos, lendas, mitos, fábulas, etc... Para que as expectativas acima sejam alcançadas, serão aplicadas as seguintessituações didáticas, distribuídas pelos bimestres.

CONTEÚDOS HABILIDADES

Linguagem oral Leitura de imagens, recontar histórias de diferentes gêneros textuais, hora da notícia, roda de conversa, declamar poesias, apresentações a partir de um roteiro, participações em debates, relatar experiências vividas, formular perguntar pertinentes ao assunto, expor um assunto pesquisado, entrevistar, dramatizar histórias e relatar acontecimentos respeitando a seqüência temporal. Prática de leitura Leitura compartilhada diária, roda de leitores, leitura feita pelos alunos de diferentes gêneros textuais, consultar diferentes acervos e fontes com vários propósitos, ler para divertir, informar, estudar e pesquisar. Análise e reflexão sobre a língua Identificar elementos de organização textual, examinar o uso de recursos gráficos, explorar o vocabulário, apresentando o dicionário e o seu uso aplicado, explorar listagens para exercitar a ordem alfabética, segmentar o texto em palavras e em parágrafos, segmentar as sílabas, pontuar, respeitar regularidades contextuais, ortográficas, gramaticais e acentuar corretamente, localizar informações explícitas e implícitas, distinguir causa/conseqüência, fato/opinião, identificar a ordem seqüencial, reconhecer o tema. Prática de produção de texto Produzir, revisar e reescrever vários gêneros textuais, individualmente, em duplas e/ou coletivamente, próprios e/ou de outros.
Gêneros textuais:
• Esfera cotidiana: receitas, listagens, cartas, regras de jogos, bilhetes, histórias em quadrinhos, roteiros;
• Esfera escolar: verbetes de curiosidades, verbetes de enciclopédias, diagrama, textos de divulgação científica;
• Esfera jornalística: manchetes, notícias, legendas, entrevistas, reportagens, propagandas;
• Esfera literária ( prosa ) contos tradicionais, contos acumulativos, literatura infantil, conto de repetição, fábulas, lendas, mitos, contos de assombração;
• Esfera literária ( verso ) cantigas, trava-línguas, adivinhas, trovas, poemas, parlendas, canções, cordel, poesias.

1º bimestre: • Alfabeto • Encontro vocálico • Encontro consonantal • Dígrafos • Classificação quanto ao número de sílabas • Sílaba tônica – classificação • Acentuação – agudo e circunflexo • Pontuação – ponto final, interrogação, exclamação, dois pontos e travessão • Palavras com ns • Palavras com r inicial, r entre as vogais e r dobrado • Palavras com l ou u • Palavras com s inicial e s depois de consoante • Produção de frases • Escrita de pequena receita • Poema com rima • Descrição do objeto • Final de história • Produção de texto a partir de uma seqüência de cenas.
2º bimestre: • Pontuação – vírgula, reticências e aspas • Substantivo – comum, próprio e coletivo • Artigo • Substantivo – primitivo, derivado, simples, composto, concreto e abstrato • Substantivo – comum de dois gêneros, sobrecomum, epiceno • Gênero do substantivo • Número do substantivo • Palavras com s entre vogais e s dobrado • Palavras com ce,ci e ç • Palavras com z • Palavras com s e z finais • Criação e descrição de personagens com produção de texto • Produção de texto coletivo • Produção de texto com transformação da conduta das personagens dos contos de fada • Produção de texto com final de história escolhido pelo aluno • Complementação de diversos tipos de balão – HQ • Produção e ilustração de texto com tema à escolha do aluno • Redação de bilhete
3º bimestre: • Grau do substantivo • Adjetivo – locução adjetiva e adjetivo pátrio • Grau do adjetivo – comparativo e superlativo • Numeral • Pronome pessoal • Pronome – demonstrativo, possessivo e indefinido • Verbo – conjugação, tempo e modo • Palavras com s tendo som de z e com z • Palavras com ge,gi e je, ji • Palavras com gu e qu • Palavras com lh e l • Palavras com ch e x • Palavras com e/i e o/u • Produção de textos com apoio de um roteiro • Produção de texto com lógica • Produção de texto narrativo • Produção de texto de acordo com uma gravura • Produção de texto a partir e uma discussão sobre tema ecológico, envolvendo um texto de leitura • Reprodução de texto
4º bimestre: • Conjugação de verbos regulares • Advérbio • Interjeição • Preposição – uso da crase • Sujeito e predicado • Uso das palavras mais e mas • Palavras terminadas em ao e am • Palavras com encontro consonantal • Sons do x • Produção de anúncio • História enigmática • Produção de texto com tema proposto • Produção de texto, escolhendo um dos temas mágicos • Produção de textos de acordo com uma seqüência lógica • Produção de texto com final apresentado • Carta

Matemática

Objetivos:
1. Compreender e utilizar os conhecimentos matemáticos para investigar e entender a realidade;
2. Observar aspectos quantitativos e qualitativos em diferentes situações.
3. Utilizar conhecimentos relacionados aos números, às operações, ás medidas, ao espaço e formas, ao tratamento das informações.
4. Resolver situações problemas, a partir da interpretação de enunciados.

Expectativas de aprendizagem: Os alunos ao final da 4ª série deverão ser capazes de:
1. Compreender as regras do Sistema de Numeração Decimal;
2. Ler, compor e decompor numerais acima da casa dos milhões;
3. Interpretar, formular e resolver problemas envolvendo as quatro operações básicas;
4. Armar e efetuar as quatro operações básicas;
5. Resolver operações que envolvam números racionais, decimais e porcentagens;
6. Demonstrar noções sobre as várias unidades de medidas utilizadas no dia-a-dia;
7. Utilizar propriedades das figuras geométricas em situações contextualizadas;
8. Identificar planificações de formas tridimensionais;
9. identificar e localizar objetos em mapas e outras representações gráficas;
10. Construir e interpretar tabelas e gráficos;
11. Conhecer e saber como utilizar o sistema monetário brasileiro. Para que as expectativas acima sejam alcançadas, serão aplicadas as seguintessituações didáticas, distribuídas pelos bimestres.

CONTEÚDOS HABILIDADES

Sistema de numeração decimal Leitura, escrita, ordenação e comparação de números naturais, sequências numéricas, valor posicional, jogos de trilha, contagem com diferentes propósitos. Operações com números naturais Interpretação, formulação e resolução de situações-problema envolvendo as quatro operações, campo aditivo e multiplicativo, sistema monetário, expressões numéricas, cálculo mental, múltiplos e divisores de números naturais, números decimais, racionais e porcentagem. Espaço e forma Ampliação e redução de figuras, simetria, estruturas geométricas, identificação de figuras tridimensionais, retas paralelas, concorrentes e perpendiculares, semi-reta, polígonos , poliedros e ângulos Grandezas e medidas Medidas de comprimento, massa, capacidade, tempo e superfície Tratamento da informação Construir e interpretar tabelas e gráficos.

1º bimestre: • Representação dos números • Sistema de Numeração Decimal • Números ordinais • Números romanos • Situações problemas • Operações com números naturais • Noções de frações • Espaço e orientação • Retas – semi-reta • Gráficos e tabelas • Medidas de comprimento
2º bimestre: • Operações com números naturais • Situações problemas • Sistema de Numeração Decimal • Expressões numéricas • Sistema monetário • Sólidos geométricos • Medidas de tempo • Múltiplos e divisores • Operações com frações • Vistas e planos • Frações equivalentes • Probabilidade • Gráficos e tabelas
3º bimestre: • Operações com números naturais • Situações problemas • Sistema de Numeração Decimal • Medidas de capacidade • Decimais • Polígonos • Poliedros • Simetria • Comparação de frações • Estatística • Gráficos e tabelas
4º bimestre: • Operações com números naturais • Situações problemas • Sistema de Numeração Decimal • Medidas de superfície • Porcentagem • Ângulos • Medidas de volume • Área • Gráficos e tabelas

Ciências

Objetivos:
1. Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive;
2. Formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir de elementos das Ciências Naturais, colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar;
3. Saber combinar leituras, observações, experimentações, registros, etc., para coleta, organização, comunicação e discussão de fatos e informações;
4. Compreender a saúde como bem individual e comum que deve ser promovido pela ação coletiva;
5. Compreender a tecnologia como meio para suprir necessidades humanas, distinguindo usos corretos e necessários daqueles prejudiciais ao equilíbrio da natureza e ao homem.

Expectativas de aprendizagem: Os alunos ao final da 4ª série deverão ser capazes de:
1. Observar, registrar e comunicar semelhanças e diferenças entre diversos ambientes;
2. Estabelecer relações entre características e comportamentos dos seres vivos e condições do ambiente em que vivem, valorizando a diversidade da vida;
3. Reconhecer assuntos científicos, suas descobertas, suas aplicações no cotidiano e a importância para o seu bem estar e o meio ambiente;
4. Observar e identificar características do corpo humano;
5. Expressar-se e comunicar-se fazendo uso de recursos básicos da linguagem científica para descrever, relatar ou registrar observações de objetos, situações e fenômenos em seu entorno;
6. Desenvolver atitude investigativa ao elaborar hipóteses, planejar pesquisas bibliográficas, observações e experimentos, registrar resultados e socializa-los ao se expressar oralmente;
7. Reconhecer e valorizar hábitos saudáveis e o uso adequado de materiais, evitando desperdícios, riscos à saúde e ao ambiente;
8. Identificar os elementos do ecossistema;
9. Reconhecer a cadeia alimentar;
10. Reconhecer o ser humano como principal agente modificador do ecossistema;
11. Adquirir noções de desequilíbrio ecológico;
12. Valorizar a comunicação das idéias, como atitude eficiente na preservação ambiental; Para que as expectativas acima sejam alcançadas, serão aplicadas as seguintessituações didáticas, distribuídas pelos bimestres.

CONTEÚDO HABILIDADES

Meio ambiente Relações entre ecossistemas, recursos naturais, litosfera, atmosfera, hidrosfera desequilíbrios ecológicos, conservação e preservação dos recursos naturais. Seres vivos Cadeia alimentar, reprodução animal e vegetal. Energia Combustão, luz e calor, magnetismo e eletricidade. O corpo humano Célula, tecido e órgãos, sistemas ósseo, muscular, digestivo, respiratório, circulatório, nervoso e reprodutor.
1º bimestre: • Litosfera • Hidrosfera • Atmosfera
2º bimestre: • Os vegetais • As plantas e os meios nutritivos • Os animais • Os seres vivos mais simples • Seres vivos e meio ambiente • Cadeia alimentar
3º bimestre: • O corpo humano • As células • Os tecidos • O sistema locomotor • O sistema nervoso • O sistema respiratório • O sistema circulatório • O sistema excretor • O sistema reprodutor • Higiene e saúde
4º bimestre: • Primeiros socorros • Matéria e energia • Calor • Efeitos do calor • Combustão • Eletricidade • Magnetismo • Educação ambiental

Geografia

Objetivos:
1. Conhecer a organização do espaço geográfico a partir das interações entre a sociedade e os processos da natureza;
2. Demonstrar o domínio de tempo e espaço;
3. Identificar o lugar como espaço vivido e produto das ações humanas em interação com o ambiente;
4. Reconhecer e utilizar a linguagem cartográfica;
5. Descobrir e analisar os aspectos sociais, políticos e culturais das diferentes paisagens;

Expectativas de aprendizagem:

Os alunos ao final da 4ª série deverão ser capazes de:
1. Reconhecer o planeta como parte do Sistema Solar;
2. Identificar e localizar os continentes e oceanos do planeta;
3. Ler e interpretar os mapas e as diversas representações do planeta Terra;
4 Identificar o fuso horário das diversas partes do mundo e a relação dos mesmos com os meridianos;
5. Compreender as divisões do planisfério;
6. Identificar os meios de orientação e localização;
7. Compreender e identificar o território brasileiro;
8. Identificar as principais características de cada macro-região brasileira e seus recursos naturais, culturais e econômicos;
9. Identificar divisões políticas, climáticas, hidrográficas, de relevo e de vegetação em mapas do país.
10. Compreender a importância de seu estado e, principalmente, de sua região para o desenvolvimento econômico do país; Para que as expectativas acima sejam alcançadas, serão aplicadas as seguintessituações didáticas, distribuídas pelos bimestres :

CONTEÚDO HABILIDADES

Sistema solar e o planeta Terra Identificar o Sistema Solar, seus planetas, características dos movimentos de rotação, translação, globo terrestre, planisfério, zonas climáticas, paralelos e meridianos, fuso horário orientação, pontos cardeais, continentes e oceanos. O Brasil e suas regiões Identificar a divisão política do país e das regiões norte, nordeste, centro – oeste, sul e sudeste em suas características hidrográficas, climáticas, de relevo, de vegetação, culturais, econômicas e de desenvolvimento social .
1º bimestre: • Planeta Terra • Globo terrestre • Planisfério • Oceanos e continentes • Orientação pelo Sol • Rosa dos ventos • Os pontos cardeais e colaterais • Paralelos e meridianos • A linha do Equador • Hemisférios norte e sul
2º bimestre: • O Brasil • Superfície do Brasil • População • Regiões e estados • Capitais: sedes do governo federal • Região sudeste • Região sul
3º bimestre: • Região norte • Região nordeste • Agricultura • Pecuária • Avicultura • Apicultura • Matéria-prima • Indústria • Turismo • Diferentes paisagens • Atrações turísticas
4º bimestre: • Região centro-oeste • Meios e vias de transporte • Portos e aeroportos do Brasil • Meios de comunicação

 História

Objetivos:
1. Identificar o próprio grupo de convívio e as relações que estabelecem com outros tempos e espaços;
2. Conhecer e respeitar o modo de vida dos grupos sociais, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais, reconhecendo semelhanças e diferenças entre eles; 3. Compreender o homem como sujeito histórico e a evolução dos fatos históricos;
4. Utilizar métodos de pesquisa e de produção de textos de conteúdo histórico;
5. Valorizar o patrimônio sócio-cultural e respeitar a diversidade dos povos.

Expectativas de aprendizagem: Os alunos ao final da 4ª série deverão ser capazes de:
1. Reconhecer-se como sujeito histórico;
2. Desenvolver habilidades intelectual e social, necessárias à participação em grupos;
3. Desenvolver habilidades de pesquisa;
4. Manifestar pensamento autônomo;
5. Reconhecer a evolução dos fatos históricos e econômicos do município, estado ou do país.
6. Reconhecer as etapas e circunstâncias em que se deu a descoberta do Brasil;
7. Identificar a importância dos grupos indígenas, africanos e imigrantes na formação do país;
8. Analisar características dos períodos : Brasil Colônia, Brasil Império e República;
9. Formular hipóteses e expressar-se em temas históricos;
10. Buscar informações em diferentes fontes;
11. Descobrir e compreender diferenças culturais; Para que as expectativas acima sejam alcançadas, serão aplicadas as seguintessituações didáticas, distribuídas pelos bimestres :

CONTEÚDO HABILIDADES

 Brasil: Período Colonial Assimilar a cronologia dos fatos históricos, os costumes, modo de vida da época, identificar o período da colonização portuguesa, as grandes navegações, capitanias hereditárias, governo geral, índios e a colonização e suas características econômicas, o pau-brasil, cana-de-açúcar, bandeirantes, mineração revoltas, povoamento e expansão territorial. Brasil: Período Imperial Assimilar a independência do Brasil, o primeiro reinado, regências, o segundo reinado, escravidão, café, imigração e o desenvolvimento econômico. Brasil: Período Republicano Proclamação da República, a República, os movimentos populares, cidadania, democracia, símbolos nacionais, o Brasil atual.
1º bimestre: • O mundo conhecido no século XV • O Brasil entra para a história • Os primeiros habitantes do Brasil • Primeiras expedições – reconhecimento do Brasil • As capitanias hereditárias
2º bimestre: • A cana-de-açúcar e o progresso da colônia • O governo-geral • As invasões estrangeiras • As entradas, bandeiras e a expansão do território brasileiro • A mineração • Revoltas – emboabas e de Filipe das santos
3º bimestre: • Tiradentes e a inconfidência mineira • Família real no Brasil • A independência do Brasil e o primeiro império • As regências e o segundo império • O fim da escravidão e a proclamação da república
4º bimestre: • O progresso do Brasil no segundo império • A república no Brasil • Períodos republicanos • Cidadania e democracia • Os símbolos nacionais



Expectativas de aprendizagem: Os alunos ao final da 4ª série/PIC deverão ser capazes de: • Expressar-se oralmente de forma coerente; • Desenvolver formas pessoais de escrita e progressivamente confronta-las com as formas convencionais; • Reconhecer e manusear diversos portadores de texto; • Reconhecer todas as letras do alfabeto; • Avançar sua hipótese de escrita; • Refletir sobre a língua escrita; • Compreender o sentido nas mensagens orais e escritas; • Produzir textos oralmente e escritos; • Produzir textos utilizando a escrita alfabética • Utilizar-se de pontuação nas produções de textos Para que as expectativas acima sejam alcançadas, serão aplicadas as seguintessituações didáticas, distribuídas pelos bimestres : CONTEÚDOS HABILIDADES Linguagem oral Leitura de imagens, recontar histórias de diferentes gêneros textuais, hora da notícia, roda de conversa, declamar poesias, apresentações a partir de um roteiro, participações em debates, relatar experiências vividas, formular perguntar pertinentes ao assunto, expor um assunto pesquisado, entrevistar, dramatizar histórias e relatar acontecimentos respeitando a seqüência temporal. Prática de leitura Leitura compartilhada diária, roda de leitores, leitura feita pelos alunos de diferentes gêneros textuais, consultar diferentes acervos e fontes com vários propósitos, ler para divertir, informar, estudar e pesquisar. Análise e reflexão sobre a língua Alfabeto móvel, alfabeto ilustrado, jogos com palavras e letras ( forca, bingo, cruzadinhas, memória, etc), ditado mudo, ordenação de frases e textos, reconto, Identificar elementos de organização textual, examinar o uso de recursos gráficos, explorar o vocabulário, apresentando o dicionário e o seu uso aplicado, explorar listagens para exercitar a ordem alfabética, segmentar o texto em palavras e em parágrafos, segmentar as sílabas, pontuar, respeitar regularidades contextuais, ortográficas, gramaticais e acentuar corretamente, localizar informações explícitas e implícitas, distinguir causa/conseqüência, fato/opinião, identificar a ordem seqüencial, reconhecer o tema. Prática de produção de texto Produzir, revisar e reescrever vários gêneros textuais, individualmente, em duplas e/ou coletivamente, próprios e/ou de outros. Avaliação: Durante as aulas, no decorrer do ano letivo, serão utilizados os seguintes critériospara avaliação: O aluno: • Expõe sua opinião sobre o assunto em questão, considerando o seu conhecimento prévio e suas vivências; • Utiliza uma linguagem formal; • Escuta atentamente e aguarda sua vez para falar cordialmente; • Identifica autores e gêneros; • Participa das discussões; • Planeja o que vai escrever e os propósitos de seus textos; • Aplica aspectos ortográficos e gramaticais em suas produções; • Escreve com coesão e coerência. • Compõe e decompõe numerais corretamente. • Reconhece o valor posicional do número. • Calcula corretamente as operações fundamentais. • Utiliza conhecimentos de espaço e forma, grandezas e medidas e tratamento das informações corretamente em seu dia a dia ; • Reconhece a realidade que o cerca; • Registra corretamente em fichas, fatos históricos, geográficos e científicos; A avaliação e a recuperação dos alunos acontecerão através da observaçãocontínua do professor, do interesse e participação do aluno, atividades individuais e emgrupos, produções, pesquisas e provas objetiva